Instrumental no Parque celebra o Choro neste domingo em Poços de Caldas




 
O tradicional Instrumental no Parque realiza neste domingo, 5 de outubro, a terceira ação da temporada 2025. Nesta edição, o projeto propõe um encontro especial para celebrar o Choro, também conhecido como Chorinho, gênero musical genuinamente brasileiro que surgiu no século XIX e até hoje encanta pela combinação de virtuosismo, lirismo e improviso.
Considerado o primeiro gênero urbano do Brasil, o Choro influenciou diretamente o samba e deu origem a vertentes como o samba de gafieira, ampliando sua presença nas rodas de músicos e nos palcos do país.
Com início marcado para às 15h, no Parque Municipal Antônio Molinari, em Poços de Caldas, o evento tem entrada gratuita, mantendo o compromisso de oferecer ao público uma programação de qualidade, ao ar livre e acessível, que valoriza a diversidade e a força da música instrumental brasileira.
A abertura ficará por conta do duo formado por André Batiston (violão) e Marina Ulian (flauta), em um show intimista que destaca a sutileza e a delicadeza dessa formação clássica do choro.
Na sequência, o curador e músico Eduardo Sueitt (percussão) sobe ao palco ao lado de grandes instrumentistas convidados: Henrique Borges (sax), Leonardo Faria (flauta), Jorge Viviani (violão) e Micael Chaves (cavaco).
O repertório dos shows trará clássicos do Choro e do Samba de Gafieira, com composições de Ernesto Nazareth, Zequinha de Abreu, Chiquinha Gonzaga, entre outros mestres que ajudaram a consolidar a identidade musical brasileira.
Para Eduardo Sueitt, é uma alegria reunir amigos e colegas músicos, que também são professores da cidade e região, para celebrarmos juntos o Choro. Mais do que um gênero musical, o Choro representa o encontro, a troca e a riqueza da música brasileira. O Instrumental no Parque é um espaço fundamental para manter viva essa tradição e aproximar o público da nossa música instrumental.
Além da programação musical, a ação é também um convite para famílias e amigos aproveitarem a tarde de domingo no parque: um momento de encontro, lazer e celebração coletiva, em sintonia com a atmosfera democrática e acolhedora do projeto.
Realizado desde 2016, o Instrumental no Parque tornou-se um dos projetos mais consistentes de difusão da música instrumental na cidade. Ao longo desses anos, consolidou um espaço de encontro entre artistas e comunidade, oferecendo apresentações gratuitas que aproximam o público de diferentes estilos e formações musicais. A cada temporada, o projeto reafirma seu compromisso de manter viva a tradição da música instrumental brasileira e, ao mesmo tempo, revelar novos talentos e possibilidades sonoras.
Esta ação é viabilizada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com realização da Carvalho Agência Cultural, incentivo cultural da Alcoa Alumínio, apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura / Prefeitura de Poços de Caldas. A produção é assinada por Chiara Carvalho e Thiago Silva.
Para saber mais sobre esta e outras ações, acompanhe as redes sociais: @instrumentalnoparque / @carvalhoagenciacultural.
 
SERVIÇO
Instrumental no Parque
Data: domingo, 05 de outubro de 2025
Horário: a partir das 15h
Local: Parque Municipal Antônio Molinari (Av. João Pinheiro, s/n, Country Club, Poços de Caldas)
*gratuito
Comentar usando as Redes Sociais