anunciar tabela de preços enviar notícia
rede social :: login
Professora do IFSP São João da Boa Vista defende doutorado em economia
São João da Boa Vista|cursos e concursos|20/03 09:34|891 visualizações
Há pouco menos de um mês,  a docente substituta Aline Caroline Rodrigues defendeu seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada, do Depto de Economia Rural da Univ. Federal de Viçosa - MG. O tema da dissertação foi: O papel da informação no mercado brasileiro de boi gordo, sob orientação de  Leonardo Bornacki de Mattos e coorientação de Julyerme Matheus Tonin.
Segundo a pesquisadora, "o  objetivo do trabalho foi investigar as respostas dos preços futuros do boi gordo às novas informações provenientes de três relatórios públicos: a Pesquisa Trimestral de Abates (IBGE), o AgroMensal (Cepea) e o AgroConab (CONAB). A hipótese é que esses relatórios, ao fornecerem informações relevantes sobre o mercado, têm o potencial de influenciar as expectativas dos agentes do mercado, resultando em alterações nos preços. Ao considerar a relação entre os relatórios e os movimentos de preços, é possível obter insights sobre a eficiência do mercado e o comportamento dos participantes".
A Pesquisa Trimestral de Abates, conduzida pelo IBGE, fornece dados sobre o volume de abates de gado, o que pode impactar a oferta de carne bovina no mercado. O AgroMensal, elaborado pelo Cepea, oferece análises e indicadores do mercado agropecuário, incluindo informações sobre preços e tendências de mercado. Já o AgroConab, produzido pela CONAB, apresenta projeções e estimativas de mercado, oferecendo uma visão mais abrangente do cenário agrícola. "Ao considerar o impacto desses relatórios nos preços futuros do boi gordo, esta pesquisa contribui para o entendimento do processo de formação de preços no mercado de commodities agrícolas. Os resultados obtidos podem ter implicações significativas para produtores, traders e outros agentes do mercado, auxiliando na tomada de decisões mais informadas e estratégicas", complementa.
 
Aline destacou que  em um mundo saturado de informações, onde somos constantemente bombardeados por uma infinidade de dados,  a ciência econômica tem como objetivo fundamental compreender como os recursos são alocados à medida que os mercados evoluem. "Em um ambiente tão dinâmico, a quantidade e qualidade das informações desempenham um papel crucial para a tomada de decisão de alocação. Agentes econômicos mais bem informados tendem a tomar decisões mais acertadas e alocar recursos de forma mais eficiente. Portanto, entender como as informações públicas são assimiladas pelo mercado e como elas podem influenciar os preços, é essencial para compreender o valor da informação nesse contexto", disse.  
 
Atualmente é professora substituta do IFSP  - Campus São João da Boa Vista, trabalhando com as disciplinas de Economia, Gestão Financeira, Fundamentos da Gestão, Processos em Gestão de Pessoas e Projeto integrador 2 .
No entanto, seu contato com o instituto federal de São João ocorreu bem mais cedo,  no curso  Integrado em Informática (2009-2013), no qual estudou e se formou.

enviar notíciaenviar informaçõesenviar foto comentar

Comentar usando as Redes Sociais
20/03 17:14

Parabéns Aline, muito sucesso na sua carreira!

20/03 17:18

Parabéns Aline! É muito legal você ver o crescimento profissional, a Aline fazia ensino médio no ifsp quando eu fiz técnico em automação

Comentar esta notícia

comentário

(500 caracteres)

nome completo
cidade