anunciar tabela de preços enviar notícia
rede social :: login
Unimed São João da Boa Vista planta 54 árvores em homenagem a pacientes
São João da Boa Vista|comunicados|18/11 12:19|569 visualizações
Cinquenta e quatro mudas de árvores foram plantadas em São João da Boa Vista no último dia 11 de novembro. Intitulada 'Cultivando Memórias', a ação reuniu médicos cooperados, colaboradores e familiares de pacientes que passaram pelo Centro de Oncologia da Unimed Leste Paulista (ULP) ao longo dos dois anos de funcionamento da instituição, mas não sobreviveram à doença.


Com o objetivo de homenagear esses pacientes, 54 mudas de árvores de espécies nativas foram disponibilizadas para que a memória de cada um deles fosse imortalizada em local público, onde familiares e amigos pudessem visitar.


O evento começou com uma roda de conversa ministrada pela psicóloga do Centro de Oncologia. Ali, os participantes que se sentiram confortáveis puderam compartilhar suas experiências com o luto. Na sequência, cada família plantou uma árvore em homenagem ao seu ente querido.


Para o diretor presidente da Unimed Leste Paulista, 'ideia dessa ação foi proporcionar aos familiares das pessoas que se trataram no nosso Centro Infusional a percepção de que a vida, o carinho e o cuidado que essas famílias sempre tiveram com eles podem continuar através do cultivo de uma árvore'.


E foi exatamente como Solana Martins, mãe de uma das homenageadas, se sentiu, 'está sendo um dia lindo, eu achei que ia ficar muito mal. Tá doendo, mas eu não estou desesperada, porque é como se ela estivesse aqui comigo. É um pedacinho dela que vai crescer aqui e que está me fazendo feliz hoje, mesmo que doendo um pouquinho de saudade' afirmou Solana.


Para a Dra. Crislayne Maxilene Rezepoka, responsável técnica do Centro de Oncologia, o Cultivando Memórias se tornou um dos momentos mais especiais na sua carreira. "Eu já passei por alguns serviços e, sempre que a gente perdia um paciente, ficava a ideia de interrupção. Então, quando começamos a criar o Centro de Oncologia, queríamos um espaço e uma forma de que, a partir do momento em que a gente perdesse um paciente, esse não fosse o final, para que conseguíssemos dar apoio aos familiares e aqueles que ficaram. O Cultivando Memórias vem para selar essa relação de que a vida é um contínuo e que as coisas não acabam com a morte'.
 
Essa foi a primeira edição do evento organizado pela Unimed Leste Paulista e deve se repetir anualmente.

compartinharenviar informaçõesenviar foto comentar

Comentar usando as Redes Sociais

Comentar esta notícia

comentário

(500 caracteres)

nome completo
cidade





















Veja também
Últimas NotíciasRecadosClassificados ParabrisaAnuncie AgoraVenda de Garagem