Instabilidade atmosférica provoca chuva intensa em São João





A elevação do nível dos córregos que cortam a zona urbana causou o transbordamento em diversos pontos, interrompendo temporariamente o tráfego de veículos.
 
Avenida Brasília (altura do Big Bom)
Ruas: José Aguiar, Oscar Janson, Padre Josué, Agostinho Pires de Aguiar, Floriano Peixoto, Prudente de Moraes, Senador Saraiva, Antônio Machado, Campos Sales, Américo de Campos, Saldanha Marinho, Rua Riachuelo, Rua Hugo Sarmento, Rangel Pestana e Guiomar Novaes.
 
Os Departamentos de Trânsito, Obras, Meio Ambiente e a Defesa Civil estão atuando desde os acontecimentos. Na manhã desta sexta-feira, 16, não há vias obstruídas e o tráfego permanece normalizado em toda a cidade.
 
Em São João, foi registrada uma instabilidade atmosférica decorrente da combinação de alta umidade, calor intenso e ventos com rotação. Pelo tempo que durou a tempestade, o fenômeno em São João pode ser classificado como severo.
 
De acordo com a Defesa Civil, o município foi atingido por uma tempestade convectiva (localizada e de forte intensidade). Dados Pluviométricos:
Das 19h às 20h: 25 mm
Acumulado até as 22h: 30 mm
Medição final (07h de sexta-feira): 40 mm
 
 
Major Medeiros, coordenador da Defesa Civil, ressaltou que as bacias de contenção trabalharam bem. "A da Henrique Martarello chegou ao seu nível máximo e a do Recanto do Lago continua na contenção, estando com aproximadamente 60% de sua capacidade. Mesmo assim, devido a chuva ser localizada em determinados pontos da cidade, a enxurrada das chuvas saturou o Córrego São João, desde a altura da Avenida Oscar Pirajá Martins, que recebe águas de afluentes como o Córrego do Jardim Aeroporto e dos Lagos do Solário Mantiqueira (Peçanha), e transbordou em mais de 10 pontos, prejudicando o trânsito e em alguns casos invadindo áreas residenciais", completou.
Comentar usando as Redes Sociais




