anunciar tabela de preços enviar notícia
rede social :: login
Do Cafofo do Dezena - Crônica Viva - Antes do Juízo Final
São João da Boa Vista|cultura|21/09 09:11|38 visualizações
Já fui aficionado, hoje nem tanto, pelas férias. A ansiedade extrapolava de tal maneira que me frustrava. Sabe quando esperamos muito de alguma coisa e ela não pode dar além do que realmente é? Sim, apenas trinta dias de descanso que podem ser picados. Fizemos o roteiro e iremos, além da minha querida Águas da Prata, para Pernambuco. Depois da capital, praia dos Carneiros e Porto de Galinhas. Refrescar as ideias. Bom, se é este o desejo, melhor a Patagônia.


Recife e Olinda conheço de passagem. Dois dias intensos antes de uma convenção. Devo voltar ao Entre amigos, o bode, restaurante de primeiríssima qualidade, e comer uma picanha do animal. Não, senhores, nenhum sabor desconhecido, nada que meu paladar caipira, das roças da Mantiqueira, afeito ao arroz, feijão e um ovo estrelado, possa estranhar. Disse, o garçom, que o bichinho é criado em cativeiro, apenas com ração, na fazenda do proprietário da casa, interior do estado, e abatido na tenra idade.


Sabem que tenho tendência para virar veariano. Só de pensar no animalzinho sendo sacrificado, me dá pena. Imaginem: acompanhar o nascimento, dar nome quando bebê, ver os pulos arteiros que acompanho pela internet e, de repente, quando for tempo, armar-lhe uma emboscada. Chamá-lo para um canto, na escuridão da noite, e, sorrateiramente, passar-lhe a faca no pescoço. Que dó! Confesso que, até mesmo com as plantas, fico receoso. Observem um bem plantado canteiro de alfaces. Preparamos a terra, abrimos sulcos longitudinais, colocamos as sementes, regamos diariamente ao amanhecer e entardecer, até que as mudas surjam verdinhas, em erupções. Não da cor do dólar, mais claras, quase amarelas, sem forças. Cuidamos para que os pássaros não as devorem, esperamos o tamanho certo, replantamos para um novo canteiro com o espaçamento de dez centímetros, observamos perderem as folhas da infância, tomarem corpo, formarem cabeça e, no auge da vida, as podamos sem comiseração.
 
Fernando, você está ficando de coração mole.


Pode ser, acho que é o avanço da idade e o sentimento de que a morte se aproxima. Lembremos que somos filhos de Deus, inclusive, plantas, aves, animais e peixes. Somar alguns pontos a favor, antes do juízo final, pode fazer a diferença. É a bet do Divino.
 
Fernando Dezena

enviar notíciaenviar informaçõesenviar foto comentar

Comentar usando as Redes Sociais

Comentar esta notícia

comentário

(500 caracteres)

nome completo
cidade















Veja também
Últimas NotíciasRecadosClassificados ParabrisaAnuncie AgoraVenda de Garagem