anunciar tabela de preços enviar notícia
rede social :: login
Almiro, o peregrino da Mantiqueira
Águas da Prata|cultura|19/09 05:28|1029 visualizações
Noite agradável de semana, a pizza no Império uniu eu, Josi e Gil Sibin para uma prosa sobre viagens. Interrompi minhas dicas sicilianas ao amigo Gil quando avistei aquele personagem que admiro chegando em passos lentos na companhia da mulher, Ana. Levantei-me para reverenciá-lo e pedir uma foto. Ganhei o registro e a inspiração para esta crônica.


Gaúcho, ele nasceu no mesmo pedaço de chão que deu ao mundo Gisele Bündchen. Ilustres nomes de Horizontina, noroeste do Rio Grande do Sul, têm uma diferença de quatro décadas no registro civil. O então jovem Almiro saiu do interior para cursar Ciências Contábeis em Porto Alegre. Saiu para caminhar nas imprevisíveis veredas da existência.


O início da carreira laboral foi como auditor no universo corporativo. Em razão desse trabalho, ele aterrissa em São Paulo. Estudioso, o horizontinense logo ingressa no serviço público paulista. Em 1983, Almiro, a esposa e três filhos se estabelecem em São João da Boa Vista, onde ele assume o posto de agente fiscal de rendas da Secretaria da Fazenda estadual.


Morador de Águas da Prata desde 1999, ele foi guiado pelo planeta por sua alma mochileira e seu ímpeto caminhante. As páginas dos seus passaportes têm um bocado de carimbos: Peru, Colômbia, Bolívia, Cuba, grande parte da Europa, Tailândia, Camboja, Vietnã, entre outros.


Com o irmão, Almiro fez o mítico Caminho de Santiago de Compostela pela segunda vez em 2000. Voltou decidido a replicar a trilha peregrina no Brasil. Idealizou a rota de Águas da Prata até Aparecida. Riscou o trajeto off-road no mapa, transitou nele inúmeras vezes para aperfeiçoá-lo, pediu apoio às Prefeituras, incentivou donos de hospedagens e restaurantes de pequenas comunidades, fez ele mesmo as primeiras sinalizações do trecho, conseguiu que a Folha de São Paulo fizesse uma matéria sobre a ideia.


Visionário, Almiro Grings foi o criador do Caminho da Fé, que desde 2003 arrebanha dezenas de milhares de peregrinos anualmente, buscando uma jornada de reflexão, uma caminhada para repensar valores e fortalecer o espírito. E tudo isso emoldurado pelo cenário deslumbrante desta incrível Mantiqueira que junta São Paulo e Minas num abraço nas montanhas.


Hoje, aos 84, ele, o lendário Almiro, pode se orgulhar de um feito que melhora de fato a vida das pessoas, seja pelo bem-estar proporcionado durante o percurso introspectivo, seja pelo incremento turístico nos modestos lugarejos cruzados pelo Caminho da Fé.


A fé, sem dúvida, abre caminhos!
 
O texto é de Lauro Augusto Bittencourt Borges
 
http://baucrepuscular.blogspot.com/2024/09/almiro-o-peregrino-da-mantiqueira.html?

enviar notíciaenviar informaçõesenviar foto comentar

Comentar usando as Redes Sociais
José Roberto
São João.
19/09 08:48

Boa matéria, parabéns pela publicação. E parabéns Sr. Almiro pela adoração pela natureza e pelo pioneirismo dessa rota de fé que hoje passa a fazer parte desse mapa de nosso lindo país.

José Salomão Fernandes
São João da Boa VistaCampinas
19/09 22:17

Grande companheiro de jornadas e excelente fabricante de produtos destinados a preservação da saúde! É parente do terceiro bispo de São João da Boa Vista!

Ana
sj
20/09 15:30

Parabéns, Lauro, por homenageá-lo. Sr. Almiro, persona mui grata na região!

Alberto Jorge Ramos
São João da Boa Vista
21/09 13:28

Almiro, simplesmente gênio. Chegou a ser candidato a prefeito de São Joaõ, juntamente com a Prof. Mariângela de vice. Foram rejeitados. Pena, deixou um grande legado, vejam o caminho da fé. Tornar-se-á inesquecível.

Mariângela
SÃO JOÃO DA BOA VISTA
23/09 10:25

Grande e querido companheiro Almiro Grings, uma inspiração para todos nós, um homem extremamente inteligente e sábio além de gentil, honesto e dedicado em tudo o que faz. Serei sempre sua fã.

Comentar esta notícia

comentário

(500 caracteres)

nome completo
cidade















Veja também
Últimas NotíciasRecadosClassificados ParabrisaAnuncie AgoraVenda de Garagem