anunciar tabela de preços enviar notícia
rede social :: login
Dicas para confinamento e saúde mental dos idosos em tempos de coronavírus
São João da Boa Vista|geral|22/05 12:49|74 visualizações
 Conversa franca explicando a situação, evitar infantilização e propor atividades prazerosas são dicas da docente do Senac São João da Boa Vista
 
Os idosos são considerados grupo de risco pelos especialistas e órgãos de saúde, especialmente portadores de comorbidades como diabetes, hipertensão arterial, doenças do coração, pulmão e rins, doenças neurológicas, em tratamento para câncer, portadores de imunossupressão, entre outras. Felizmente, entre 80 e 85% dos casos de pessoas com coronavírus são leves e não necessitam ser hospitalizados. No entanto, 15% precisam ser internados, sendo a maioria idosos*. Portanto, para esse grupo a atenção deve ser redobrada e o isolamento social é necessário.
 
É fato que o confinamento protege da Covid-19, mas pode afetar a saúde mental e gerar instabilidade emocional. De acordo com Danielle Fernandes Sprengel, docente de enfermagem do Senac São João da Boa Vista, as medidas de higiene devem ser explicadas com clareza e reforçadas diariamente. "A fala não deve ser infantilizada, evite mensagens como 'eu já falei que não pode sair' e 'porque não', normalmente utilizadas com crianças, pois o efeito acaba sendo negativo. Tenha uma conversa franca e mesmo quando a flexibilização da quarentena começar a ocorrer reforce que eles são do grupo de risco", explica.
 
A docente comenta que a maioria dos idosos estavam acostumados a realizar atividades como ir à padaria, ao mercado e à farmácia. Nesses locais, eles têm as próprias redes de convívio e conversas diárias, criando momentos de proximidade. Sem essa rotina, ficando em casa, a inatividade predispõe que apareçam quadros de depressão e ansiedade.
 
E para que a população idosa possa redimensionar a noção do tempo, Danielle sugere algumas atividades para fazer sem sair de casa visando a saúde mental da terceira idade:
 
- Descubra atividades que causem prazer como: ver álbum de fotos de infância, ligar ou fazer chamadas de vídeo para os parentes e assistir filmes.
 
- Reserve um horário para assistir notícias, mas evite vê-las o dia inteiro, isso pode trazer ansiedade e causar prejuízo para a saúde mental.
 
- Realizar atividade física, com segurança. Pode ser desde atividades domésticas que o idoso já estava habituado, como caminhar dentro da própria casa, evitando assim o sedentarismo.
 
- Fazer leituras, palavras cruzadas, montar um quebra-cabeças, fazer tricô e aprender a utilizar uma nova tecnologia são bons estímulos mentais.
- Ajudar o próximo: para os idosos que sabem costurar pode ser uma boa ideia a confecção de máscaras. Outra dica é organizar os armários e retirar aquilo que não está mais sendo usado e doar para instituição de caridade (desde que venham buscar na porta de casa ou alguém que não seja do grupo de risco faça essa entrega na instituição).
 
*Fonte:https://sbgg.org.br/posicionamento-sobre-covid-19-sociedade-brasileira-de-geriatria-e-gerontologia-sbgg-atualizacao-15-03-2020/
 
 
Serviço
Senac São João da Boa Vista
Endereço: Rua São João, 204 - Centro - São João da Boa Vista/SP
Informações: www.sp.senac.br/saojoaodaboavista
enviar notíciaenviar informaçõesenviar foto comentar

Comentar usando as Redes Sociais

Comentar esta notícia

comentário

(500 caracteres)

nome completo
cidade