anunciar tabela de preços enviar notícia
rede social :: login
Esporte UNIFAE é exempo de solidariedade e cidadania
São João da Boa Vista|esportes|09/03 10:33|808 visualizações
Além da inclusão social que promove, o esporte proporciona inúmeros benefícios à saúde humana, sem falar nos ganhos que traz para a sociedade como um todo.  Atuando na prevenção de doenças cardíacas, diabetes, obesidade e várias outras doenças, ele se tornou objeto de estudo de diversas áreas médicas. Contribuindo para a formação física e psíquica de crianças e jovens, favorece o desenvolvimento motor, desperta a autoconfiança e o espírito de equipe, entre outros fatores fundamentais para o desenvolvimento saudável do indivíduo.
Ao tirar crianças e adolescentes das ruas, o esporte ajuda na prevenção e no combate às drogas e à violência, contribuindo para a promoção da segurança pública. Neste contexto, podemos compreender a prática esportiva como parte integrante e fundamental da educação, pois todos os valores que ela promove estão alinhados com a visão de sociedade que queremos construir. Por esta razão, a UNIFAE vem investindo na formação de equipes universitárias que vêm escrevendo a história do esporte universitário na cidade e inspirado as novas gerações com seu exemplo.   
A atuação do esporte universitário da UNIFAE foi destaque em matéria publicada pela Revista Quero Bolsa, em agosto de 2019. A notícia ressaltou a inspiração no modelo norte-americano que concilia a formação acadêmica e esportiva. A importância reside no desenvolvimento integral do atleta, tanto na parte esportiva quanto na formação cognitiva e acadêmica, muitas vezes negligenciada, explica o Prof. Me. Guilherme Marson Junqueira, coordenador do programa de esportes e do curso de Educação Física da UNIFAE.
AÇÕES DO BASQUETE
No entanto, além das vitórias obtidas por seus atletas, a UNIFAE compreende que é preciso usar a visibilidade conquistada para despertar o gosto pelo esporte e incentivar esta prática que faz a diferença na vida de muitos jovens. Este é o espírito do projeto &lsquoVivenciando o Basquetebol&rsquo, que aproxima os estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública de São João da Boa Vista dos atletas que admiram. 
&ldquoA UNIFAE é um modelo para eles, pois acompanham tudo o que ocorre na faculdade em relação aos esportes&rdquo, declarou a coordenadora da EE Coronel Cristiano Osório de Oliveira, escola que já participou duas vezes da iniciativa.
Além de motivar os jovens a unir a prática esportiva e a formação universitária, a experiência também marca os atletas, principalmente aqueles que têm a mesma história. &ldquoComecei do mesmo jeito que eles, fui treinando e melhorando&rdquo, conta Alison Cruz, jogador do time de basquete UNIFAE/São João. Com o tempo, consegui uma bolsa de estudos na UNIFAE e hoje estou formado. É muito bom poder inspirar estes jovens que, vendo a nossa trajetória, percebem que para ser atleta tem que ter estudo também.
Extensivo a outras cidades da região, o Basquete e Cidadania é outro projeto que promove partidas de demonstração e treinamento para estudantes do ensino médio. A Escola Estadual Padre Geraldo Lourenço, de Aguaí, recebeu com muito entusiasmo os jogadores: Eles são campeões regionais, paulistas e brasileiros. Estar com eles dá uma motivação muito grande de continuar treinando e, quem sabe, um dia fazer parte da equipe, disse Carlos Alexandre de Carvalho, aluno do primeiro ano do ensino médio.                                          
A atuação dos atletas do basquete não se limita à divulgação da prática esportiva, eles também participam de uma série de ações solidárias junto à comunidade, como doação de sangue ou a reforma de um espaço na Casa da Criança de São João da Boa Vista, que foi transformado em sala de leitura. O Prof. Paulo Renor, técnico do Basquete UNIFAE / São João enfatizou a importância do exemplo: Os nossos jogadores acabam sendo uma referência regional e um espelho para os jovens, que vendo este tipo de atitude são incentivados a fazer o bem. Sinto muito orgulho deste time, tanto pelas conquistas quanto pela disposição humanitária.
PROJETO JOGA TÊNIS
Desde o ano passado, os estudantes de Educação Física da UNIFAE participam de uma parceria que envolve o Departamento de Educação da Prefeitura de São João da Boa Vista, a Sociedade Esportiva Sanjoanense e o Instituto Tênis, para a criação do Projeto Joga Tênis São João.
Depois de treinamentos de capacitação com instrutores do Instituto, os graduandos se habilitaram para oferecer treinos introdutórios a cerca de 550 crianças, de 6 a 10 anos, da Rede Municipal de Ensino. A diretora de Educação, Maria Helena A. Santana, ressaltou os benefícios do projeto para as crianças: Quando uma pessoa começa a prática esportiva desde criança, tende a desenvolver diversas habilidades, que as projetam para um futuro muito bom. Tudo isso também vai permitir que fiquem mais tempo envolvidas com coisas boas e longe das ruas.
A primeira etapa do projeto já está atendendo alunos da escola municipal Antônio dos Santos Cabral e da EMEB Adélia Jorge Adib Nagib, do bairro Maestro Mourão. Estimulando aspectos tanto físicos quanto mentais, o tênis é considerando um aliado importante da educação. O aluno do 4º. semestre do curso de Educação Física da UNIFAE, Benedito Apolinário Neto, se surpreendeu com o desempenho dos novos praticantes: Achei que ficariam acanhados, porque alguns nunca tinham visto uma raquete antes, mas estão muito animados e aprendendo rápido, dá até gosto de ver.


Assessoria de Imprensa         
 
enviar notíciaenviar informaçõesenviar foto comentar

Comentar usando as Redes Sociais
09/03 13:58

Quantas crianças a FAE tirou das ruas? O texto não diz.

Comentar esta notícia

comentário

(500 caracteres)

nome completo
cidade