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Defesa de Mestrado do PPGEE do Câmpus de São João da Boa Vista
São João da Boa Vista|cursos e concursos|10/02 13:33|605 visualizações
06/02/2020 por: Prof. Dr. Juliano A. de Oliveira e Prof. Dr. Átila M. Bueno
 




No dia 05 de fevereiro de 2020, na Unesp, no Câmpus de São João da Boa Vista, foi realizada a primeira defesa de mestrado do Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica Interunidades entre o ICTS e o Câmpus de São João da Boa Vista.
A defesa da dissertação de mestrado de Rodrigo Martins Perre, membro do Grupo de Estudos em Sistemas Dinâmicos e Astrodinâmica, ocorreu com o trabalho intitulado &ldquoPropriedades de transporte caótico em um rotor pulsado dissipativo descontínuo&rdquo.
A banca de avaliação da defesa da dissertação foi composta pelo Prof. Dr. Juliano Antonio de Oliveira (orientador) docente do Câmpus de São João da Boa Vista (UNESP), pelo Prof. Tit. Edson Denis Leonel da UNESP Câmpus de Rio Claro, e pelo Prof. Dr. José Antônio Méndez-Bermúdez da Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (México). A participação de um professor do exterior viabiliza a cooperação internacional.
Como fruto do desenvolvimento da dissertação, alguns resultados foram publicados no periódico internacional indexado Chaos, Solitons & Fractals, disponível no endereço eletrônico  https://doi.org/10.1016/j.chaos.2019.109520. O periódico interdisciplinar da editora Elsevier tem sede na Holanda e é um dos principais veículos de comunicação em pesquisas científicas na área de sistemas caóticos e dinâmica não-linear.
O desenvolvimento do projeto contou com o apoio das agências de fomento brasileiras FAPESP (2018/14685-9, 2017/17294-8, 2017/14414-2, 2015/50122-0, 2014/18672-8), CNPq (303242/2018-3, 421254/2016-5, 311105/2015-7, 303707/2015-1) e PROPe/UNESP.
No trabalho foi considerado o modelo matemático de um rotor pulsado constituído de uma barra rígida de comprimento L com uma extremidade fixada por um pivô sem atrito e a outra sujeita a uma força impulsiva vertical e periódica. A força aplicada à barra foi descrita matematicamente. Além disso, as equações de Hamilton foram utilizadas para descrever o mapa padrão, também conhecido na literatura internacional como mapa de Chirikov-Taylor. A partir do mapa o espaço de fase foi construído utilizando simulações numéricas, viabilizando assim, identificar comportamentos regulares e caóticos no sistema. Uma pequena dissipação foi introduzida no modelo de modo que atratores foram observados e caracterizados por expoentes de Lyapunov. O formalismo de transporte caótico foi investigado através de um orifício introduzido no espaço de fase. Assim, foi permitido explorar os histogramas de escape e a probabilidade de sobrevivência de partículas conduzindo as leis de potência.
A pesquisa desenvolvida é moderna, de interesse científico atual e abrange o âmbito internacional. A expectativa do trabalho realizado é que ele possa contribuir para a caracterização de sistemas caóticos, além de motivação para pesquisadores que investigam propriedades não-lineares na área de sistemas dinâmicos?
 
 




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10/02 17:27

Parabéns, Rodrigo!! Que este trabalho dê muitos desdobramentos

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