anunciar tabela de preços enviar notícia
rede social :: login
Vereador Fernando Betti é cassado em São João da Boa Vista
São João da Boa Vista|comunicados|26/07 00:58|3895 visualizações
O Plenário da Câmara Municipal de São João da Boa Vista decidiu cassar o mandato do vereador Fernando Bonareti Betti (PDT), em sessão de julgamento realizada na noite desta quarta-feira (25.07.18).
 
Por 10 votos a 4, além de uma abstenção, os vereadores aprovaram o parecer final da Comissão Processante referente a uma representação proposta contra o parlamentar, por suposto favorecimento a munícipe que havia procurado atendimento na unidade básica de saúde da Avenida Dr. Oscar Pirajá Martins. A denúncia foi formulada pela servidora Gislaine Cristina dos Reis Gama.
 
Os trabalhos seguiram o Decreto Lei 201/1967. Após a abertura da sessão, foi lida a ementa do parecer final, o qual opinava pela procedência da representação, recomendando cassação do mandato, em virtude de quebra de decoro parlamentar na conduta pública.
 
Em seguida, Betti se defendeu dirigindo a palavra diretamente aos vereadores. Ele alegou que sua conduta não havia caracterizado nenhuma infração, pedindo ao Plenário que o absolvesse. Na sequência, foi aberto prazo para a advogada de Betti, Carolina Teixeira Ferreira, que realizou a defesa oral.
 
 
A votação
 
O presidente do Legislativo, Gérson Araújo, iniciou a votação chamando nominalmente os vereadores, que declararam no microfone. O número de 10 votos era o mínimo necessário para a cassação, uma vez que representa dois terços do total dos 15 parlamentares.
 
Dez vereadores votaram pela cassação: Titi, Rui Nova Onda, Patrícia Magalhães, Tiãozinho Neris, Claudinho, Vick, Dr. Chaves, Odair Pirinoto, Claudinei Damalio e Gérson Araújo.
 
Quatro votaram pela absolvição: Dr. Zé Eduardo, João Anselmo, Bira e Professora Can.
 
A sessão contou com a presença do suplente João Luís Moretto (DEM), a fim de compor o Plenário. No entanto, ao ser chamado para votar, ele optou por se abster.
 
Com o resultado, Moretto passará a ocupar a cadeira de Betti. Professora Can, que exercia a função de Segunda Secretária, passará a Primeira Secretária da Mesa Diretora.
 
Ao final da sessão, o presidente determinou lavratura da ata, expedição do respectivo Decreto Legislativo e que o resultado seja comunicado à Justiça Eleitoral.
 
 
 
 
 


 
**********
 
O vereador cassado publicou em sua página do facebook a seguinte mesnagem:
 
Estou com minha consciência tranquila, pois fui cassado por exercer minha função como vereador.
Infelizmente ontem a noite ocorreu minha cassação:
O motivo foi ter atendido uma reclamação da Munícipe sobre o mau atendimento que havia sofrendo no posto de saúde.

Apesar do Ministério Público investigar e indicar pelo arquivamento e ainda fazer uma moção de Louvor pelo meu ato, os vereadores da velha política resolveram me cassar.
 
O texto acima foi adicioado à notícia às 13 horas do dia 26 de julho

 
enviar notíciaenviar informaçõesenviar foto comentar

Comentar usando as Redes Sociais
26/07 10:00

eu já sabia...

26/07 13:45

Vereador aposentado costuma ir trabalhar no depto de meio-ambiente

sem caro e sem cavalo
sjbvista
26/07 17:27

Mais este vereador não é aposentado....e nem o outro

Thiaguin
26/07 13:51

Como diria o tio do Harry potter, Justiça !!!!

26/07 14:45

da nada ele é inocente

26/07 15:29

Ja estava passando da hora de cassar o mandato dele, que sirva de exemplo para os demais.

sem caro e sem cavalo
sjbvista
26/07 16:53

O Ministério Público investiga a possível prática de crime, e como não houve crime pediu o arquivamento. Mais Decoro Parlamentar não se trata de infração penal... e sim uma infração funcional. E a Câmara julgou que o edil cometeu sim uma falta funcional.

Lenda Urbana
São João da Boa Vista
26/07 19:43

Acho que temos que cassar todos então, pois todos infrengem as normas, fazem coisas erradas, até roubam em muitos casos, e lá estão os bonitos, 1 ou 2 vezes por semana fingem que trabalham, ou quando o fazem é em favorecimento próprio ou de quem os corrompem.... por isso está essa beleza, Brasil, pra melhorar tem que acabar.

JOSE CARLOS NEOFITI
SAO JOAO DA BOA VISTA
27/07 22:09

Falou com muito mais propriedade do que eu. Parabéns, Lenda Urbana!!! Falou tudo! Falou? Escreveu e registrou...rsrsrsr Valeu!

sem caro e sem cavalo
sjbvista
28/07 14:45

Se vc sabe de algum que infringe alguma norma, faça como fez a servidora: denuncie. Assim vc estará ajudando

26/07 19:48

xiiiiiiiiiiii vão ter então que caçar mais alguns, só faltam as denúncias...

26/07 18:56

Não se preocupem ele vai trabalhar em algum setor da prefeitura igual o outro do meio ambiente que só pega assinaturas dos funcionários da empreiteira de manhã e depois vai embora....

26/07 22:52

eu acredito na inocencia do vereador fernando beti pq. tem um ereador que foi a favor dessa cassacao ele e um mentiroso e picareta mas Deus e de tirar aqueles que sao merecem exercer o cargo ( O bem vence o mau ).

27/07 07:06

Todo esse cenário nos leva a uma conclusão só: renovar a Câmara por completo na próxima eleição, não reeleger ninguém, mesmo porque não merecem.

27/07 09:54

Apesar de ter exagerado, o vereador denuncia um grave e secular problema de atendimento público em todos os setores será que a Câmara vai se preocupar em fiscalizar e dar uma solução para isso? será que vai exercer aquilo que os eleitores esperam dela, pois cassar, fazer política e denunciar uma pessoa fica fácil, queremos ver resolver os problemas maiores ou continua os mimimis prá sempre?

JOSE CARLOS NEOFITI
SAO JOAO DA BOA VISTA
27/07 22:11

Positivo!!!!

27/07 08:23

Acho que eu nunca vi alguém ser cassado por quebra de decoro. Pra mim foi uma medida exagerada e, interessantemente, quem votou contra a cassação não foi qualquer zé da esquina. Opinião minha, tem caroço nesse angu.

27/07 19:39

Eu já vi várIas vezes em todo o Brasil. Precisa ler mais jornal e deixar a defesa para os advogados.

JOSE CARLOS NEOFITI
SAO JOAO DA BOA VISTA
27/07 22:12

Muito inteligente a sua colocação. Parabéns! Uma pena não saber quem escreveu, pois seu nome não sai no perfil...

27/07 16:08

Estranho, precisava de 23, ou seja, 10 votos para cassar e teve exatos 10 votos, parece complô, jogo de cartas marcadas, ou conluio.

observador
sao joao da boa vista
27/07 17:26

eu acho que vc quis dizer 23 e não 23

observador
sao joao da boa vista
28/07 13:21

dois terços e não 23

27/07 19:38

Se tem provas, denuncie. Caso contrário, é pura especulação.

27/07 16:12

Foi cassado por tentar ajudar munícipe que não era seu parente, injusto, há coisas muito piores que não deu em cassação. Vamos ver quem vai tentar resolver os problemas de péssimo atendimento na saúde.

27/07 19:38

O roto sempre procura um rasgado para se comparar

sem caro e sem cavalo
sjbvista
28/07 14:49

"PARA PASSAR ALGUÉM NA FRENTE É PRECISO QUE ALGUÉM SEJA PASSADO PRA TRÁS".....e nesse quesito tem "muitos e muitas espertas" por aí.... conseguir um "encaixe"......rs. Êta povo que só quer levar vantagem....rs

Paula
Sao joao da boa vista
31/07 17:56

Quem passa um na frente passa 10 pra trás !

JOSE CARLOS NEOFITI
SAO JOAO DA BOA VISTA
27/07 22:16

Acho que, quem fez esta denúncia, estará na mídia um dia e será candidato(a) a vereador(a) um dia no futuro. Gravem isso!

sjbvista
28/07 12:48

Precisava de dois terços dos vereadores para cassar, ou seja, 10 dos 15 vereadores e teve exatos 10 votos pela cassação, ou seja, parece complô, conluio. Pode se falar que houve excesso do vereador para tentar ajudar o munícipe mas a punição foi muito forte, todo dia vemos políticos roubando em proveito próprio, provado e não são punidos, estão soltos e continuam roubando descaradamente.

28/07 18:27

Vira o disco, Fernando

28/07 15:50

O urubu do suplente já estava na tribuna só esperando a queda, nunca apareceu numa sessão da Câmara , e optou por se abster, mais um bunda mole que vai ser manipulado pela administração atual, e embolsar alguns mil reais facilmente, e a população continua trocando votos a troco de caminhão de terra, e os coronéis continuam mandando

31/07 08:44

Inveja pura, o menino estava saindo bem no trabalho, eu não votei nele e em quem votei votou sim a cassação. Perdeu meu voto para sempre! como diz uma amiga minha radialista em S.PAULO essa votação foi "coisada"

31/07 12:09

Fazendo um bom trabalho? Explique melhor isso. Quais projetos de lei ele propôs, quantas faltas ele teve, usava o cargo em benefício público ou próprio? Fiscalizava o executivo ou fazia vista grossa? Sem sabermos tudo isso não dá para falar que ele era um bom vereador.

Comentar esta notícia

comentário

(500 caracteres)

nome completo
cidade