anunciar tabela de preços enviar notícia
rede social :: login
Centro de Monitoramento de Covid-19 recebe ajuda de 50 voluntários
São João da Boa Vista|geral|06/04 10:51|485 visualizações
O setor está alocado em dois laboratórios de informática no Centro Universitário e é responsável pelo acompanhamento de pacientes e suspeitos.
 
Desde 22 de abril, o Centro de Monitoramento Domiciliar de Covid-19 está alocado em dois laboratórios de informática do Prédio A do Campus Mantiqueira da Unifeob. O setor do Departamento de Saúde de São João da Boa Vista acaba de receber um grande reforço para a demanda crescente de trabalho:50 voluntários do último ano do curso de Enfermagem. Eles estão divididos em turnos de quatro horas e começaram o serviço em 31 de março.
 
Junto aos funcionários do Departamento de Saúde, os estudantes são responsáveis por manter contato com quem está contaminado ou pode estar com o vírus Sars-Cov-2, causador da Covid-19. "O número de pacientes aumentou muito, então não estava mais sendo possível realizar o trabalho com o contingente de pessoal que eles tinham", conta a coordenadora de Enfermagem, Eliane Mendes. "Os voluntários farão ligações diariamente, com uma série de perguntas que visam prevenir o agravamento ou detectar precocemente a doença".
 
Clique aqui para relembrar toda a estrutura disponibilizada aos funcionários do Departamento de Saúde pela Unifeob
 
A coordenadora afirma que todos revezam entre manhã e tarde nos laboratórios. "São no máximo dez alunos de cada vez cuidando das ligações para não causar aglomeração". No roteiro cuidadosamente elaborado, há todas as perguntas, variáveis e orientações para transmitirem aos pacientes e suspeitos de terem contraído Covid-19. "Eles tiveram um treinamento sobre o protocolo a ser utilizado, estruturado por profissionais de Enfermagem da Direção Regional de Saúde (DRS)".
 
Ao concluir que alguém pode estar com Covid-19, os integrantes do Centro de Monitoramento orientam a respeito das medidas necessárias e têm instruções para encaminhar as pessoas para consultas médicas. Todas as ligações e as respostas são registradas apropriadamente em planilhas eletrônicas desenvolvidas especificamente para esse fim.
 
Monitoramento
O principal objetivo do serviço é evitar a piora da saúde das pessoas. Pacientes e suspeitos são catalogados e monitorados diariamente pela equipe. "Com isso, procura-se evitar o agravamento da doença, para que não sejam necessárias internação em UTI e intubação", explica Eliane. "Também são reforçadas as regras de prevenção de contágio de outros membros da família".
 
"A Unifeob está ajudando com computadores, impressoras, internet de alta velocidade, headsets, sistema de telefonia em nuvem, compartilhamento de arquivos na nuvem do Google e e-mail Google", relata o coordenador do Conexão e de Projetos de Tecnologia, Rodrigo Marudi. "Além disso, há totens de álcool em gel automatizados com sensores e todos os protocolos de segurança estão sendo seguidos. Os estudantes vão revezar os horários e isso também vai ajudá-los a compor as horas de estágio, portanto é positivo em todos os sentidos".
 
Além de colaborar com a sociedade em um momento tão delicado da pandemia, os voluntários adquirem muito conhecimento durante o serviço. "Eles têm a oportunidade de participar da elaboração de estratégias de controle com profissionais de Enfermagem da DRS recebem treinamento sobre protocolos previamente elaborados têm a chance de realizar esse trabalho importantíssimo de detecção precoce e prevenção de agravamento e participam de um momento histórico ao somar forças com quem está na linha de frente no combate ao coronavírus", conclui Eliane.
 
Matheus Lianda
Marketing
enviar notíciaenviar informaçõesenviar foto comentar

Comentar usando as Redes Sociais
06/04 11:25

Os interessados deverão proceder de que maneira?

Lidi
06/04 18:48

Quero fazer teste. Como proceder? Quem procurar? Localidade? Horário?

06/04 20:24

Hum... Vão evitar a piora dos pacientes como??? Monitorando quando se deve usar a Dipirona? Se for isso nem precisava montar este centro a UPA já faz isto.aff!

Anônimo
SJBVista SP.
07/04 07:52

Por favor, sem reclamações...... será que não percebem a situação que vivemos e ainda escrevem besteiras. Fiquem quietos então. Ou então ajude aí invés de criticar.

Esperança
08/04 19:00

Gostaria de fazer teste. Particular muito caro. Onde posso fazer teste? Alguém do Centro de Monitoramento pode informar por favor. Obrigada

Comentar esta notícia

comentário

(500 caracteres)

nome completo
cidade