anunciar tabela de preços enviar notícia
rede social :: login
Prefeitura lança programa gratuito de castração animal
São João da Boa Vista|geral|16/07 20:44|1313 visualizações
Prioridade é atender cães e gatos de pessoas de baixa renda
A Prefeitura de São João da Boa Vista está lançando o programa de Esterilização Cirúrgica (castração) para controlar a população de cães e gatos na cidade e promover a conscientização sobre a posse responsável. 
A meta é atender de forma gratuita cães e gatos pertencentes a pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social.
Dentre as regras para que os animais (a partir dos 6 meses) passem pelo procedimento, o primeiro passo é que os tutores façam um cadastro de comprovação de renda e confirmem residência fixa em São João.  
Com a autorização, o atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, no Serviço de Controle Animal (prédio do Centro de Controle de Zoonoses), localizado à rua Antonio José Milan, 400 Jardim Vila Rica.
No ato da inscrição, os tutores devem apresentar RG e CPF (original e cópia), comprovante de endereço atualizado, comprovante de renda dos integrantes da família, comprovante de participação em projeto social (se participar) e a carteira de vacinação antirrábica.
Microchip 
A médica veterinária responsável pelo programa, Alessandra de Oliveira Pinheiro, explica que as informações fornecidas pelos proprietários irão para um banco de dados.
Com o cadastro pronto, os animais irão receber um microchip na região dorsal entre as escápulas, com leitor especifico, para que seja possível identificar o código de barra presente no dispositivo. 
No caso, ele não tem a localização por GPS. Tem que fazer a leitura dos cincos dígitos. E com isso, a gente consegue cadastrar o número no microchip, que vai estar no animal por toda a vida e vinculado ao seu tutor, principalmente, com os dados pessoais, incluindo endereço e CPF, afirma a veterinária.
Castração mediante agendamento 
A castração somente poderá ser realizada por meio de agendamento no Setor de Controle Animal da Prefeitura. O procedimento cirúrgico acontecerá no hospital veterinário do centro universitário Unifeob. A instituição foi a vencedora da licitação para executar o programa de esterilização cirúrgica. 
É um procedimento é relativamente simples. Nas fêmeas, a cirurgia tem a incisão na região abdominal e nos machos tanto felinos quanto caninos a retirada dos testículos para evitar a reprodução, afirma Alessandra.  
Animais de ONGs ou abandonados também poderão ser castrados. O Setor de Controle Animal informa que famílias não inseridas nos critérios estabelecidos no programa também poderão participar. 
No entanto, a aplicação do microchip e o procedimento de castração terão preço popular. O programa ainda busca a conscientizar a população sobre questões de posse responsável e bem-estar animal.
A gente tem um quadro composto por uma veterinária, um agente administrativo e dois estagiários de veterinária.  É um programa inserido dentro do Departamento de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento. Então, a gente trabalha em conjunto com o Centro de Controle de Zoonoses. É um ganho muito grande para a população, afirma João Gabriel de Paula Consentino, diretor de Meio Ambiente.
enviar notíciaenviar informaçõesenviar foto comentar

Comentar usando as Redes Sociais
17/07 21:33

Legal! Parabéns....só que precisam se atentar para que a incisão não seje tão grande. Porque a última vez que fiz lá, mesmo com roupa cirurgica, os pontos abriu, faculdade fechada, precisei gastar o dobro, dinheiro que não tinha p salvar o animal. agora imagina pessoas simples que não tem nem transporte p levar o animal. Espero que observe esse detalhe, e que tenha uma assistencia pós cirurgica. É só essa a preocupação. Mas parabéns aos organzadors pela iniciativa só a castração diminui abandno

José Salomão Fernandes
São João da Boa VistaCampinas
18/07 00:06

Infelizmente, complicaram tanto as condições para a castração, que poucas pessoas vão poder se utilizar desse benefício. É lamentável!!

Sanjoanense e brasileiro com orgulho
São João da Boa Vista
18/07 12:46

Nada ta bom td tem que reclamar para e olhe sua vida antes de tanta reclamação daqui a pouco vão reclamar de ter que ir no banco receber o salário por que não trouxeram na porta de casa.antes de reclamar veja o que vc tem feito para contribuir com a sociedade

18/07 14:05

Como vai ser essa triagem para ver quem pode e quem não pode, até que faixa de valor vai ser aceito no programa, com certeza vai ter gente de mais posses usando esse serviço

18/07 20:20

A meta é atender de forma gratuita cães e gatos pertencentes a pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social. Dentre as regras para que os animais (a partir dos 6 meses) passem pelo procedimento, o primeiro passo é que os tutores façam um cadastro de comprovação de renda e confirmem residência fixa em São João.

José Salomão Fernandes
São João da Boa VistaCampinas
18/07 23:04

Senhor anônimo "Sanjoanense e brasileiro com orgulho", o senhor não entende nada de pessoas pobres, que não têm condições nem de cadastrar seus filhos em órgãos públicos. Eu, graças a Deus, não preciso dessa "benesse" do Poder Público, pois além de castrar os meus animais nos melhores hospitais veterinários, ainda tenho feito pagamento de centenas de castrações de gatos e cães de famílias pobres. Deixe de falar besteiras!!!

José Salomão Fernandes
São João da Boa VistaCampinas
18/07 23:04

Senhor anônimo "Sanjoanense e brasileiro com orgulho", o senhor não entende nada de pessoas pobres, que não têm condições nem de cadastrar seus filhos em órgãos públicos. Eu, graças a Deus, não preciso dessa "benesse" do Poder Público, pois além de castrar os meus animais nos melhores hospitais veterinários, ainda tenho feito pagamento de centenas de castrações de gatos e cães de famílias pobres. Deixe de falar besteiras!!!

Sanjoanense e brasileiro com orgulho
São João da Boa Vista
20/07 11:51

Sr José continue fazendo sua parte isso é um ato bonito ajudar maus olhe veja a situação que é Bosso país um país de oportunista se não fizer o pobre não consegue agora veja o Enem vc acredita que é feito para o pobre entrar em faculdade pública jamais estudando numa escola pública k proble a vida inteira vai lá para disputar a vaga com filho de rico que estudou nas melhores escola quem vc acha que vai ficar com a vaga do Enem o rico ou pobre deixando o rico cada vez mais rico e ambiciosos

José Salomão Fernandes
São João da Boa VistaCampinas
20/07 22:02

Prezado "Sanjoanense e brasileiro com orgulho", nós vivemos num regime democrático e capitalista, onde todos têm as mesmas oportunidades. A maioria dos ricos de hoje, algum dia, já foram pobres. As pessoas é que devem equilibrar sua vida e sua prole para fazer seu "pé de meia".

Rodrigo
21/07 18:18

Até que enfim a prefeitura tomou vergonha na cara e fez a sua obrigação que é tomar conta desse problema urbano muito sério.

José Salomão Fernandes
São João da Boa VistraCampinas
21/07 20:35

Nosso país tem um regime democrático e capitalista, onde todos têm iguais oportunidades. A maioria dos ricos de hoje eram pobres, mas foram corajosos e ousados e conseguiram seu patrimônio!!!

anônimo
22/07 09:43

Logo vão querer colocar chip também em humanos

Elizandra Galdino
São João da boa vista
28/08 13:25

Pedem tanto comprovante. Que fica difícil agente pode usar esse recurso.... Infelizmente

Comentar esta notícia

comentário

(500 caracteres)

nome completo
cidade