anunciar tabela de preços enviar notícia
rede social :: login
Sempre é tempo de estudar - SENAC
São João da Boa Vista|cursos e concursos|20/02 08:39|1046 visualizações
 Oswaldo Nicolau Rezende, 71 anos, e João Natal da Silva, 72 anos, retornaram às salas de aula após aposentadoria
 
            Diferente dos jovens que buscam uma qualificação para ajudar a ingressar ou conseguir melhor posição no mundo do trabalho, quem já está aposentado vê nos cursos uma forma de se manter ativo e atualizado, mas sem a preocupação de conquistar um emprego ou angariar postos mais altos na hierarquia corporativa. De acordo com o IBGE, sete milhões de idosos vivem no Estado de São Paulo, o que representa quase 16% da população e com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, que segundo o Instituto chegou aos 76 anos, o perfil do idoso começa a demostrar mudanças.
 
            Se antes a imagem de aposentados reunidos em praças jogando dominó ou de senhoras em casa assistindo televisão ou fazendo crochê era corriqueira, hoje é possível observar que os idosos buscam atividades físicas e mentais para envelhecer com mais qualidade. Um exemplo de idoso ativo é Oswaldo Nicolau Rezende, 71 anos. Ele faz o curso Montador e Reparador de Computadores no Senac São João da Boa Vista e aproveitou a aposentadoria para obter conhecimento na área de tecnologia. "Minhas filhas e neto já estudaram na instituição e me incentivaram a fazer o curso. Aproveitei que tinha vagas e foi uma alegria quando consegui essa oportunidade", comenta.
 
            Oswaldo contou que é curioso e sempre gostou de mexer com computadores. "Quando trabalhava, passei por vários setores na empresa, mas utilizava softwares específicos agora estou aprendendo montar e instalar as máquinas, além de configurar o sistema operacional. Sei que é uma experiência nova e desafiadora", afirma.
 
            Quem também decidiu retornar às aulas depois de se aposentar foi João Natal da Silva, 72 anos. De segunda a quinta-feira, ele frequenta o curso de Assistente Administrativo e conta como tem sido essa experiência. "Todos me tratam muito bem, os professores me ajudam a acompanhar o conteúdo e os meus colegas de sala, que são todos muito jovens, conversam bastante comigo e me incluem em todas as atividades com bastante paciência."
 
            Antes da aposentadoria, João trabalhou em metalúrgica e teve uma confecção de roupas, mas sentiu dificuldades na área administrativa. "Hoje vejo como é importante ter, além do conhecimento técnico, formação e preparação para cuidar do negócio isso é essencial para o sucesso."
 
            Assim como Oswaldo, João também ressaltou que mesmo não almejando retornar ao mercado, fazer um curso é essencial para manter a saúde em dia. "Estar em um curso possibilita aprender algo novo todos os dias, fazer amizades e ter uma rotina ativa, evitando ficar com a mente ociosa. Onde moro, por exemplo, é uma área comercial e não temos muitos vizinhos assim, ir à tarde para o Senac é garantia de muito aprendizado e troca de experiências", afirma o aposentado.
 
            Para quem quer se aventurar e iniciar os estudos na área de tecnologia da informação, o Senac São João da Boa Vista está com inscrições abertas para os cursos: Introdução ao Office - Word, Excel e PowerPoint 2016 e Informática para Maturidade.
 
 
Serviço

Introdução ao Office - Word, Excel e PowerPoint 2016
Data: de 7 de março a 9 de maio de 2019
Horário: as quintas-feiras, das 8h30 às 12h30
 
Informática para Maturidade
Data: de 10 de junho a 24 de julho de 2019
Horário: de segunda e quarta-feira, das 19h30 às 22h30
 
Senac São João da Boa Vista
Endereço: Rua São João, 204 Centro, São João da Boa Vista/SP
Informações: www.sp.senac.br/saojoaodaboavista
 
 
 
enviar notíciaenviar informaçõesenviar foto comentar

Comentar usando as Redes Sociais
21/02 10:10

No futuro nesta idade vai ter que procurar trabalho também

21/02 15:57

O Senac é uma escola muito boa! Oferece uma ótima infraestrutura, equipe de atendimento, coordenação e professores capacitados! Tive a grande oportunidade de estudar e me formar em TST! (tive 100% de bolsa)... Grata por cada segundo vivido lá!

21/02 18:49

Exemplos!

Comentar esta notícia

comentário

(500 caracteres)

nome completo
cidade