anunciar tabela de preços enviar notícia
rede social :: login
Circolo italiano tem convênio para processos de dupla cidadania
São João da Boa Vista|publicidade|26/11 08:40|291 visualizações
O sonho do reconhecimento da cidadania italiana pode estar mais próximo da realidade para muitos ítalo-brasileiros da região de São João da Boa Vista. Isso porque o Circolo Italiano formalizou um convênio com a agência Euro Italy. A empresa é especializada em assessoria para descendentes de italianos que buscam o reconhecimento de sua cidadania diretamente na Itália: Os processos são acompanhados com profissionalismo e respeito aos ítalo-brasileiros, reduzindo o tempo e os custos para quem precisa destes serviços, afirmou Fernando Squilasse, representante da agência, que opera desde 2015 e já assessorou, inclusive, atletas e artistas que tiveram a cidadania reconhecida.
DEMANDA ALTA
São João da Boa Vista é uma cidade que tem 55% de descendentes de italianos em sua população*, número expressivo que se comprova no Índice Geral do Registro de Estrangeiros: A cidade foi uma das poucas a colher depoimentos de imigrantes de todas as nacionalidades, entre 1939 e 1943, por determinação do então presidente úlio Vargas. Os documentos, que auxiliam nos processos referentes à cidadania, foram digitalizados pelo Circolo e podem ser consultados no site da prefeitura*, informou o representante da entidade, Hediene Zara.
O problema é que a Agência Consular está inoperante em São João e muitas pessoas que precisam do acompanhamento de processos ou de informações básicas sobre documentos não conseguem auxílio e precisam ir ao Consulado, em São Paulo. Acreditamos, diante deste cenário, que a parceria surge num momento apropriado. Com a Euro Italy, os ítalo-brasileiros de São João poderão consultar a situação de seus documentos sem compromisso e receberão atendimento adequado e a proposta para acompanhamento profissional de seus processos, disse Squilasse.
DIREITO DE SANGUE
A cidadania italiana é determinada pelo chamado direito de sangue&rdquo e não pelo local de nascimento do interessado: Mesmo tendo nascido no Brasil, uma pessoa pode ser italiana, de fato e de direito. O princípio da cidadania se dá pelo sangue, pela descendência, não pela localidade de nascimento, explicou Zara.
A análise de documentos que comprovam a descendência pode ser marcada com a agência Euro Italy, com o próprio Fernando Squilasse, pelo telefone 19-99207-5628. O site da empresa mostra detalhes sobre suas atividades e exemplos de sucesso no acompanhamento dos processos (euroitaly.com.br).
 
FOTO 1: Fernando Squilasse, representante da Euro Italy
FOTO 2: Hediene Zara e Carlos Eduardo Ciacco, do Circolo Italiano di São João da Boa Vista, em reunião com Fernando Squilasse
 
*Notas:
Reportagem da EPTV fala sobre o Registro de Estrangeiros e sobre o percentual de descendentes de italianos em São João da Boa Vista:
http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2017/03/documentos-de-imigrantes-serao-acessados-pela-internet-em-sao-joao.html
 
Link existente no site da Prefeitura de São João, para consulta aos documentos:
http://saojoao.sp.gov.br/home/pdf/circoloitaliano.pdf
 
 
FOTO: Fernando, representante da Euro Italy, com os representantes do Circolo Italiano di São João da Boa Vista.
enviar notíciaenviar informaçõesenviar foto comentar

Comentar usando as Redes Sociais
José Salomão Fernandes
São João da Boa VistaCampinas
27/11 11:33

Uma iniciativa muito boa. Parabéns aos idealizadores!

Comentar esta notícia

comentário

(500 caracteres)

nome completo
cidade