anunciar tabela de preços enviar notícia
rede social :: login
UNIFAE adere ao Outubro Rosa
São João da Boa Vista|geral|11/10 10:53|123 visualizações
 Tradicionalmente, nesta época do ano, os estudantes da UNIFAE participam de uma série de atividades de prevenção e combate ao câncer de mama. Uma delas é o Simpósio Outubro Rosa, que chegou à terceira edição, nesta quarta-feira (9), quando uma equipe de especialistas ministrou palestras sobre a temática, no auditório do campus.
Um deles foi o ginecologista Dr. Rogério de Souza Andrade, que falou sobre a importância do diagnóstico rápido. A incidência deste tipo de câncer é uma das maiores do país. Por isso ele precisa ser rastreado e prevenido o quanto antes, para que a paciente não tenha que sofrer com as consequências desta enfermidade, que é bem triste, afirmou o médico.
Outra palestrante foi a ginecologista e obstetra Dra. Ângela Borges de Carvalho Campos, que falou sobre o câncer de ovário. É um dos mais complicados, já que não é passível de prevenção e tem índices de mortalidade elevada, mas felizmente uma baixa incidência, explicou a médica, que também enalteceu o trabalho realizado pelos estudantes da UNIFAE: Foram eles que organizaram o evento, convidaram os palestrantes e elegeram os temas para o debate.  Esta é uma iniciativa muito importante para a carreira profissional que eles vão construir.


FIOS DO BEM Infelizmente, o mesmo tratamento que combate a doença, tem efeitos colaterais indesejáveis, como a perda de cabelo, especialmente difícil para as mulheres. Pensando nisso, os membros das Ligas Acadêmicas de Ginecologia e Obstetrícia (LIAGO) e de Oncologia Clínica e Cirúrgica (LAONCC), junto ao Centro Acadêmico Manuel de Almeida Cabral (CAMAC), formados por alunos de Medicina, e a Pró-Reitoria de Extensão realizaram no dia 8 de outubro, mais uma edição da campanha Fios do bem.
A ação ocorreu no Centro de Convivência da UNIFAE, onde cabeleireiros voluntários fizeram o corte de cabelo de pessoas de toda região, que participaram da campanha. Os fios coletados são destinados à confecção de perucas, que serão oportunamente doadas para mulheres em tratamento quimioterápico.  
Jessica Costa, aluna do 8º. semestre de Psicologia, conta que já participou de outras campanhas: Já doei em outros anos e sempre gostei muito, pois é uma ação que ajuda o próximo. É uma atitude de empatia que me deixa muito feliz.


UNIFAE ROSA O rosa tomou conta da Instituição na quarta-feira (10), com professores, estudantes e colaboradores solidários, que vestiram a cor. Desde o início do mês, a fachada da UNIFAE também está iluminada de rosa para chamar atenção para a causa. A iluminação especial poderá ser vista até o final de outubro.


OUTUBRO ROSA movimento, que nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, hoje ganhou o mundo. Muitos monumentos famosos passaram a ser iluminados com o objetivo de divulgar a campanha, entre eles, a Torre Eifel, Coliseu, Torre de Piza e vários outros, incluindo o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. 
No Brasil, o primeiro sinal de simpatia pela ação aconteceu em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado. Hoje, o movimento ganhou força e várias cidades brasileiras participam como forma de estimular o engajamento da população na luta contra o câncer de mama. A campanha anual também tem o objetivo de compartilhar informações sobre a doença e promover a conscientização sobre a importância da sua detecção precoce.
 
Assessoria de Imprensa                                 
 
enviar notíciaenviar informaçõesenviar foto comentar

Comentar usando as Redes Sociais

Comentar esta notícia

comentário

(500 caracteres)

nome completo
cidade