anunciar tabela de preços enviar notícia
rede social :: login
Campanha para doação de sangue de Águas da Prata terça-feira 26/06
Águas da Prata|geral|14/06 08:24|67 visualizações
Em função do Jogo do Brasil pela Copa do Mundo, prefeitura de Águas da Prata e Banco de Sangue da Santa Casa de São João da Boa Vista decidiram transferir para terça feira, dia 26 de junho a doação de mais um grupo de voluntários pratenses.
 
 
No último dia 15, funcionários, diretores, prefeito e vice prefeito da cidade formaram o primeiro grupo de doadores da campanha Prata Vermelha que está alinhada com a Campanha Nacional Junho Vermelho para arrecadação de sangue.
 
TRANSPORTE
Na terça, dia 26, haverá transporte gratuito para os pratenses que quiserem fazer a doação na Santa Casa de São João da Boa vista, que é a cidade vizinha mais próxima onde o Hospital Regional atende pacientes de diversas cidades, inclusive de Águas da Prata. A ideia é conscientizar não só pratenses, mas todas as pessoas sobre a importância de se doar sangue. Muitas vezes a gente só se dá conta disso quando precisa ou tem algum parente internado e precisando, completou o prefeito Carlos Henrique. A fachada do prédio da prefeitura recebeu iluminação especial em vermelho com o objetivo de chamar a atenção para o tema.
 
BOA HORA
A campanha da prefeitura pratense agradou em cheio a direção do Banco de Sangue da Santa Casa Dona Carolina Malheiros. Foi em muito boa hora. A inciativa é perfeita. Nessa época de férias e de tempo mais frio, o estoque cai muito e pouca gente vem doar. Foi muito bacana essa iniciativa da prefeitura de Águas da Prata. Vocês estão de parabéns, disse Ana Luíza da Costa Freire, supervisora da agência transfusional.
 
MITOS E FATOS
A supervisora aproveitou para explicar que a doação de sangue é cercada de mitos o que acaba impedindo muitas pessoas de se tornarem doadoras. Muita gente acha que vai doer demais e que se doar uma vez tem que doar sempre, e que tem algum tipo de risco. Não tem nada disso. O fato é que a doação é supertranquila, não dói, é rápida e segura. Todos os materiais são 100% descartáveis. Além disso tem os benefícios que a legislação oferece a quem doa sangue como um dia de folga, por exemplo, mas o essencial mesmo é a gente pensar no próximo que precisa de uma bolsa de sangue, muitas vezes, para continuar vivo.
 
PRÓXIMO GRUPO SAI DIA 26/06
Quem se interessar pela causa e quiser participar da campanha como doador deve entrar em contato com a prefeitura de Águas da Prata pelo 3642 1021 e falar com Luciana ( do gabinete ) ou Renan. O Próximo grupo com doadores deve sair na TERÇA FEIRA, dia 26 de junho, também da prefeitura. O micro ônibus sairá de frente ao prédio do Paço Municipal as 08h00.
 
QUEM PODE DOAR
Existem alguns requisitos básicos para que seja possível efetuar uma doação de sangue, são eles:
Estar em boas condições gerais de saúde
Estar descansado
Ter entre 16* e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feito até os 60 anos de idade
Pesar mais de 50kg
Estar alimentado. É importante ter feito uma alimentação saudável antes da doação, por isso evite alimentos gordurosos e, após o almoço, aguarde 2 horas para doar
Portar documento oficial com foto
Respeitar o intervalo mínimo entre as doações
Manter um estilo de vida saudável e não ter comportamento de risco.
Mulheres podem doar a cada 3 meses e 3 vezes ao ano.
Homens podem doar a cada 02 meses e 4 vezes ao ano.
 
BANCO DE SANGUE
De acordo com a direção do Banco de Sangue BioClínica, que presta o serviço para a Santa Casa Dona Carolina Malheiros, o estoque está deficitário e precisa urgentemente de mais doadores. O Banco de Sangue abastece São João da Boa Vista e algumas cidades da Região. A chegada do inverno e das férias escolares, faz o número de doações cair até 40%. A direção do laboratório disse ainda que para manter um estoque de hemocomponentes ideal seriam necessárias cerca de 30 a 40 doações por dia.
 
Essa iniciativa que a Prefeitura de Águas da Prata é muito valiosa para a conscientização da população sobre a importância de ser um doador de sangue. Esperamos que toda população pratense se mobilize e abrace essa causa de solidariedade e amor ao próximo, disse Aline Provenzano, do setor de marketing da BioClínica.
 
Ó NEGATIVO
O tipo sanguíneo que mais precisa de atenção nessa época do ano é O- ( Ó negativo ). Apenas 9% da população tem esse tipo, mas vale ressaltar que todos os tipos sanguíneos são importantes, pois a quantidade de cirurgias chega a ser é duas vezes maior do que o número de doadores de sangue. A doação de sangue não traz nenhum risco para quem está doando, todo material é individual e descartado, por outro lado, cada doação pode salvar três vidas.
 
50 MINUTOS
O processo de uma Doação de Sangue tem duração de 50 minutos, desde o cadastro até a coleta onde é finalizada a doação. Pra ser um doador é necessário estar em boas condições de saúde e trazer documento original com foto. A doação não oferece nenhum risco ao doador, já que todo o material utilizado é descartado.
 
Abaixo, mais algumas informações sobre o funcionamento do serviço:
 
Endereço: Rua Carolina Malheiros, 92, Vila Conrado - São João Da Boa Vista/SP.
Site: www.grupobioclinica.com.br
 
Atenção - entrada para doação:
Avenida João Osório, 701 (ao lado do laboratório da Santa Casa)
 
Horários de doação:
Segunda a sexta das 07h às 15h
Sábados das 07h às 11h30
 
Contatos:
(19) 3633-7036 i whatsapp (19) 99911-6888?
enviar notíciaenviar informaçõesenviar foto comentar

Comentar usando as Redes Sociais

Comentar esta notícia

comentário

(500 caracteres)

nome completo
cidade