anunciar tabela de preços enviar notícia
rede social :: login
As Galvão abrem a Semana Fica-Fica dia 24 de maio, em São João da Boa Vista
São João da Boa Vista|eventos|16/05 08:28|365 visualizações
Programação gratuita reúne artistas no Theatro Municipal e praças da cidade de 24 a 27 de maio
 
As Galvão, duas das vozes mais respeitadas da música sertaneja, vêm a São João da Boa Vista, na noite de quinta-feira, 24 de maio, para cantar os principiais sucessos da carreira. O show acontece no Theatro Municipal, às 20h30, na abertura da 4ª Semana Fica-Fica.
Organizado pelo Departamento de Cultura, o evento, criado por meio de lei municipal, é uma forma de incentivo à música sertaneja e homenagens a Gavino Quessa, um dos comunicadores mais populares da história do rádio de São João e região.
Principais estrelas da programação, não é a primeira vez que as irmãs Mary e Marilene, As Galvão, marcam presença na cidade. As artistas, com 70 anos de estrada musical, já participaram de shows, em São João, a convite do próprio radialista Fica-Fica. 
Para a abertura do evento, as cantoras paulistas prepararam uma exibição especial com as canções No Calor dos Teus Abraços, Coração Laçador e Beijinho Doce, obras consagradas e muito divulgadas na época em que o comunicador Fica-Fica apresentava programas na rádio Piratininga AM 970. 
Já na sexta-feira, 25, a programação se estende ao Jardim Europa, ocasião em que a Praça Jair Januzzi (Praça da Viola) recebe a Orquestra de Violas de Holambra.
O som dos instrumentos de cordas volta a ser emitido no sábado, dia 26, em outro importante espaço público da cidade: Praça Benedito Galli, no Jardim Nova República.
Desta vez, as obras musicais ficam com a interpretação da recém-criada Orquestra de Violas de São João da Boa Vista. Sob a regência do maestro Luís Filipini, a exibição dos violeiros começa às 20h.
O encerramento da 4ª Semana Fica-Fica acontece no domingo, dia 27, às 20h, na Praça Joaquim José (Fonteatro Emílio Caslini). O cantor Serginho, acompanhado de convidados, sobe ao palco para um show que promete ser bem dançante. 
Semana Fica-Fica
A Semana Fica-Fica, instituída por meio de lei municipal, presta homenagens ao radialista Gavino Quessa, que marcou época na história do rádio de São João da Boa Vista e região.
Acostumado a citar o famoso bordão Zé Capoeira, acertou a rodeira, prega fogo!, Gavino Quessa, o compadre Fica-Fica, começou a carreira artística em 1947.
Mineiro de Andradas, nascido em 1922, o comunicador era filho de imigrantes italianos. Anos mais tarde, passaria a ser um dos radialistas mais populares de São João da Boa Vista e região. 
Numa época em que o rádio fazia parte, com exclusividade, da vida cotidiana e imaginário da população, Fica-Fica apresentou programas de auditório (Difusora ZYJ6) e produziu as atrações de sucesso Terra Sempre Terra, o Amanhecer no Sertão, Viola de Ouro e Festa na Fazenda, na rádio Piratininga AM 970. 
Locutor renomado, Fica-Fica participou de incontáveis exibições teatrais e circenses tanto na zona urbana quanto na zona rural. Uma de suas marcas era apoiar artistas locais.
Nos shows realizados pelo radialista, em São João, o público teve a oportunidade de prestigiar estrelas como Milionário e José Rico, Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho, Elke Maravilha, Trio Parada Dura e as próprias As Galvão, convidadas da 4ª edição da Semana Fica-Fica. 
Devido aos excelentes serviços prestados no rádio em favor da cidade e região, ele recebeu do presidente da Câmara Municipal, Sidney Beraldo, o título de Cidadão Sanjoanense, em 1982. 
Antes conquistar ouvintes na Rádio Piratininga, o comunicador exerceu as funções de chofer de taxi, vendedor de peixe e frutas, além de ter se tornado o dono da tradicional loja Jeca Tatu, no antigo mercado municipal. 
Fica-Fica morreu em 1994. No entanto, o radialista manteve sua história e jargões vivos por meio de homenagens prestadas. Uma delas é a inclusão de seu nome ao bosque Gavino Quessa, área da Prefeitura de São João, localizada nas proximidades do clube Mantiqueira.
Outra lembrança relevante é a Semana Fica-Fica, evento dedicado ao incentivo da música sertaneja. 
Também radialistas, os filhos Osvaldo Quessa e Neno Quessa, herdaram o dom do pai e seguem ocupando os microfones da rádio Piratininga com os programas Terra sempre Terra e Manhãs na Roça, respectivamente, aos sábados e domingos. 
enviar notíciaenviar informaçõesenviar foto comentar

Comentar usando as Redes Sociais
21/05 09:25

ate que fim e gratis

Comentar esta notícia

comentário

(500 caracteres)

nome completo
cidade