anunciar tabela de preços enviar notícia
rede social :: login
São João é pioneira na implantação do Prontuário Eletrônico na Saúde
São João da Boa Vista|geral|16/02 08:24|258 visualizações
Desenvolvido desde 2013, software foi adaptado às necessidades do município
Em outubro de 2016, o Ministério da Saúde fixou prazo de 6 meses para que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do país adotassem o Prontuário Eletrônico, sistema que permite, entre outras funcionalidades, acessar, online, o histórico do paciente, agendar consultas e exames e gerenciar estoques.
São João da Boa Vista se antecipou e iniciou o processo de implementação do Prontuário Eletrônico em 2013, primeiro ano da atual administração.
A empresa Salute venceu a licitação e foi contratada para o desenvolvimento do software, em conjunto com os técnicos do Departamento de Saúde e Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura.
 
Funcionalidades do Prontuário Eletrônico
O prefeito Vanderlei Borges de Carvalho supervisionou todas as etapas de instalação do Prontuário Eletrônico e exigiu diversas alterações no projeto, visando adequar o sistema às necessidades do município.
Entre as adaptações está a que bloqueia pedidos de exames em duplicidade. Era muito comum o paciente ser encaminhado repetidas vezes para realizar o mesmo exame.
Com o Prontuário, reduzimos esta prática e também o absenteísmo, que é quando a pessoa marca a consulta e não comparece, prejudicando quem realmente precisa, afirma Vanderlei.
O agendamento de consultas mudou e passou a ser organizado de forma eletrônica, podendo ser visualizado por médicos e todos os profissionais das unidades, melhorando desta forma o fluxo de atendimento às demandas do usuário.
A distribuição de medicamentos e insumos na rede tornou-se mais ágil depois do Prontuário Eletrônico, uma vez que o software emite relatórios de previsão de consumo, quantidade em estoque e o prazo de validade dos produtos.
O Prontuário Eletrônico é uma conquista para a gestão da saúde no município e requer atualização constante, pois os processos evoluem e temos que ficar atentos a isso, conclui o prefeito.
Para Lúcio Doval, diretor de saúde, os resultados da implantação do Prontuário Eletrônico começam a surgir, porque médicos e servidores da Saúde passaram a integrar esta importante ferramenta de gestão a suas rotinas.
Nós e a população estamos colhendo os frutos da implantação do Prontuário Eletrônico, e novos recursos tecnológicos inovadores, em operação nos diversos ambientes de saúde. Nossos profissionais da área médica, bem como os gestores, também se sentem mais motivados em utilizar o Prontuário Eletrônico, pois atuam em um cenário adequado à plena realização profissional, comenta.
enviar notíciaenviar informaçõesenviar foto comentar

Comentar usando as Redes Sociais
17/02 22:13

um beleza e falta remedio exame demora para marcar

Comentar esta notícia

comentário

(500 caracteres)

nome completo
cidade