anunciar tabela de preços enviar notícia
rede social :: login
Hospital Unimed tem equipamento computadorizado para fisioterapia
São João da Boa Vista|geral|20/04 09:12|316 visualizações
 Cicloergômetro passivo é usado por pacientes com extrema fraqueza muscular ou outra condição que impeça qualquer movimento
 
Quem luta pela vida dentro de um hospital tem que ainda enfrentar a impossibilidade de se movimentar e suas consequências, como fraqueza generalizada, atrofia muscular, aumento do tempo de internação e maior risco de infecções.  


Diariamente, a fisioterapia é fundamental na recuperação desses pacientes. Para tornar o tratamento mais eficiente e o restabelecimento mais rápido, o Hospital e Maternidade Unimed (HMU) dispõe do primeiro cicloergômetro motorizado e computadorizado da região Leste Paulista.


Segundo fisioterapeuta Fabiana Frizzo, o paciente acamado, principalmente dentro de uma Unidade e Terapia Intensiva (UTI), sofre um descondicionamento físico muito rápido, o que leva a diversos problemas que podem até mesmo prolongar o tempo de internação.


O uso do aparelho aumenta a força muscular do paciente e melhora da sua capacidade funcional. O cicloergômetro ajuda no tempo de retirada da ventilação mecânica, melhora no padrão ventilatório e estabilidade no quadro clínico geral do paciente em curto tempo. Na parte motora, a estimulação provocada pelo equipamento é muito significativa, pois evita contraturas, atrofias e melhorando o grau de força e tônus muscular, explica.


O cicloergômetro é um aparelho estacionário de ciclismo adaptado para uso à beira do leito. O equipamento é computadorizado e monitora o trabalho de cada músculo durante o tratamento, registrando sua evolução, espasmos e fadiga. O equipamento é facilmente adaptado ao leito com ajuste proximal, de forma simples sem ter que incomodar o paciente.


Ele pode ser usado tanto para membros superiores ou inferiores de forma ativa por pacientes conscientes e com possibilidade de se movimentar, ou de forma passiva, quando o paciente está sedado, com extrema fraqueza muscular ou outra condição que impeça qualquer movimento.


A inatividade física por um longo período causa perda de força, massa e resistência muscular, diminuição da amplitude de movimento, úlcera de pressão, descondicionamento cardiovascular, atrofia muscular, distúrbios respiratórios, risco de trombose e dependência funcional, ressalta a fisioterapeuta do HMU.


Os efeitos benéficos da mobilização precoce incluem melhora da força, massa e resistência muscular, ganho de amplitude de movimento, independência funcional, auxílio no desmame do suporte ventilatório, diminuição do tempo de internação e redução dos gastos da hospitalização.


A reabilitação robótica já faz parte da rotina de hospitais que hoje são referências no Brasil e no mundo. O cicloergômetro é um instrumento moderno que já está à disposição na Unimed Leste Paulista, sendo um dos poucos do Estado. O Hospital e Maternidade Unimed está sempre em busca das melhores tecnologias e serviços, com o objetivo de oferecer o mais alto padrão aos seus pacientes, destaca Fabiana.
 
enviar notíciaenviar informaçõesenviar foto comentar

Comentar usando as Redes Sociais
21/04 10:14

é um frescura para aprovar guia de quem tem plano hoje querem que vc pague por fora

Comentar esta notícia

comentário

(500 caracteres)

nome completo
cidade