anunciar tabela de preços enviar notícia
rede social :: login
Democratização da cultura é prioridade para a nova diretoria da Amite
São João da Boa Vista|geral|21/02 08:34|656 visualizações
A posse festiva da diretoria da Amite, eleita para o biênio 2017-2018, ocorreu no Theatro Municipal de São João da Boa Vista, na quinta-feira, dia 16, com a presença do prefeito Vanderlei Borges de Carvalho.  


Para Gil Sibin, presidente da nova gestão, entre os grandes desafios que a equipe tem pela frente estão a manutenção da eficiência e profissionalismo com que a entidade vem sendo administrada, a sustentabilidade financeira, a democratização do uso dos espaços e a composição de parcerias que viabilizem o cumprimento de metas e objetivos fundamentais, como a finalização do Theatro, a recuperação do patrimônio físico degradado pelo tempo e uso (portas, janela, poltronas etc),   e a manutenção de uma ampla programação, que privilegie tanto a educação quanto a fruição artística-cultural.
 
Já tivemos a boa notícia da atualização dos projetos de iluminação, sonorização e vestimenta cênica, apresentada pelos arquitetos ao prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, no dia 17 de janeiro. Organizada pelo diretor de Cultura, Hélio Correa da Fonseca Filho, esta reunião a qual estive presente, juntamente com representantes da Amite, foi muito animadora pois demonstra o alinhamento do poder público com os nossos objetivos de finalização do teatro. De posse do projeto, poderemos buscar os recursos necessários através de leis de incentivo e apoio de empresas públicas e privadas.   
 
Gil Sibin acredita, porém, que é preciso incrementar a captação de recursos financeiros e a composição de parcerias para proporcionar o sustento e a autonomia da gestão. Uma das ideias é ampliar o uso da Sala Dilo Gianelli, que além de abrigar o Cineclube Beloca, passaria a ser utilizada para receber eventos educacionais, culturais e sociais, a exemplo do que fazem outros teatros do Brasil e do mundo como forma de diversificar a agenda e aumentar a receita. A realização de programas educativos e de projetos para formação de público, também depende fundamentalmente de verba. É senso comum que somente através de um trabalho de base, que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos, o Theatro Municipal poderá desempenhar plenamente seu papel de polo formador e difusor da arte e cultura na região.
 
Tendo como foco a criação e manutenção de programas e projetos especiais que atendam os interesses da comunidade, o Plano de Trabalho aprovado pela diretoria da Amite elegeu como prioridades a promoção de atividades, programas culturais e eventos, principalmente em parceria com a Prefeitura Municipal, através do seu Departamento de Cultura e Turismo, e também com  entidades promotoras de cultura e educação, que possam atuar como parceiros tanto na realização de atividades artísticas quanto colaborando com a Amite em suas expertises.
 
&ldquoTemos metas audaciosas em relação à sustentabilidade da gestão e, entre outras medidas, vamos implantar um programa colaborativo com os produtores e artistas para que eles contribuam para a integridade física do patrimônio que utilizam. Outras prioridades são conquistar novos associados, ampliar o programa Empresa Amiga e manter atualizados e funcionais os canais de informação de que dispomos, vamos precisar de muito trabalho na área de Comunicação e Marketing. Com este objetivo, já estamos alinhando parcerias com as universidades para que os estagiários possam nos auxiliar na alimentação de redes sociais, realização de campanhas e assessoria de comunicação, por exemplo. Nossa intenção é ter cada vez mais instituições que se disponham a estar conosco na busca de objetivos comuns. 
 
Entre as metas arrojadas da gestão estão a criação do Corpo de Baile do Theatro Municipal e do Café do Theatro, além de um Conselho Especial, composto por representantes de instituições públicas e ou privadas de cunho cultural, artístico e literário, que atuaria como um órgão consultivo e propositivo, vinculado à Diretoria da Amite. &ldquoQueremos democratizar tanto o acesso à cultura quanto dar voz a todos aqueles que a representam. Temos muito trabalho a fazer e vamos precisar de toda a ajuda possível. No momento, estamos constituindo comissões de voluntários que se identifiquem com as diversas áreas e possam dedicar parte do seu tempo à construção deste projeto. Queremos colocar o Theatro Municipal definitivamente como um ponto vital no mapa turístico-cultural do Estado de São Paulo. , finaliza o presidente da Amite.  
 
Diretoria Amite 2017/2018
Presidente: José Gilberto Sibin 
Vice-Presidente: Carlos Augusto Castilho
1ª Secretária: Lucy Helena C. Mendonça Castilho
2º Secretário: José Rubens Blasi de Carvalho Rosas
1ª Tesoureira: Selma Bertoli da Motta Rosas
2º Tesoureiro: José Márcio Carioca
Assessora Jurídica: Fabíola Borelli Romagnole
Suplente:  Maria Inês Prado
Diretora Técnica Ana Paula Ferreira Rinaldi 
Conselho Técnico:
Bruno Caggiano
Edith Azevedo Zogbi
Luciana Oliveira Junqueira
Diretor de Eventos Antonio Gregório
Conselho de Eventos:
Elisabeth Rodrigues Prímola
Maria Madalena da Silva
Norival Primo
Assessoria de Planejamento: Amélia Queiroz
Diretora de Comunicação e Marketing: Carmem Aliende
Assessoria de Comunicação: Estúdio Oka
Apoio em Mídias Digitais: Leonardo Beraldo
Diretor do Cineclube Beloca: David Ribeiro
Gestor de Relacionamento Associados e Empresas: Maycon Pacheco
 
Créditos: Assessoria de Comunicação Amite 
Fonte: http://www.saojoao.sp.gov.br/home/ler_noticia.php?id2298
 
enviar notíciaenviar informaçõesenviar foto comentar

Comentar usando as Redes Sociais
21/02 13:08

Esse prefeito nunca fez nada em prol da cultura e agora quer pegar carona em qualquer coisa

Comentar esta notícia

comentário

(500 caracteres)

nome completo
cidade