anunciar tabela de preços enviar notícia
rede social :: login
Reitor da UNIFAE destaca oportunidades na visita ao Reino Unido
São João da Boa Vista|cursos e concursos|17/06 16:34|269 visualizações
Comitiva da ABRUEM visita diversas instituições de ensino.
Desde o último dia 6, a UNIFAE participa da Missão de Reitores da ABRUEM (Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) em vista acadêmica ao Reino Unido. Além do reitor da UNIFAE, Prof. Dr. Francisco de Carvalho Arten, o reitor da UNESP, Prof. Dr. Julio Durigam, foram convidados a falar em nome das universidades estaduais paulistas. A vice-reitora UNIFAE, Profa. Maria Helena de Toledo, também integra a Missão.
Nos últimos dias da Missão, o reitor Prof. Dr. Francisco Arten destacou o acolhimento das Instituições, os muitos exemplos de ações acadêmicas e gestão que podem ser seguidos e, em especial, a abertura de oportunidades de trabalhos conjuntos com intercâmbio de professores e alunos para a Inglaterra, Escócia, Irlanda. &ldquoEstamos trazendo muitas ideais e experiências pedagógicas que vão enriquecer nosso projeto acadêmico de busca permanente pela qualidade do ensino na UNIFAE e avançar, ainda mais, em nossa internacionalização&rdquo, comentou.
O Reitor complementa, afirmado que está sendo alcançado o principal objetivo da Missão que foi &ldquopromover aproximação entre as universidades do Brasil e Reino Unido de diversas formas. Uma delas é a mobilidade entre professores e alunos das universidades envolvidas.
As universidades estudam como incentivar seus professores e alunos a se visitarem para trocar conhecimentos e experiências.&rdquo E ressalta &ldquoA Missão tem ainda com objetivo detectar as pesquisas científicas que estão sendo desenvolvidas nas diversas instituições e procurar as que têm proximidade de temas para serem desenvolvidas em conjunto. Com isso as pesquisas avançam. A troca de experiências neste aspecto promove ganho para todas as instituições&rdquo ·.
Ontem, 16, a Missão de Reitores foi recepcionada na Real Academia de Ciências, em Edinburgh, na Escócia, uma das referências mundiais em pesquisas e de onde saíram dois ganhadores do Prêmio Nobel.
Assim como vendo ocorrendo em todos os encontros com os representantes das instituições educacionais do Reino Unido, as autoridades acadêmicas enfatizaram a importância de parcerias com os brasileiros e abriram muitas possibilidades de intercâmbio, acordos de cooperação técnico-científica para desenvolvimento conjunto de pesquisas e estudos nas mais diversas áreas do conhecimento.
Encontros estratégicos
A Missão Internacional da ABRUEM no Reino Unido teve início com a visita da comitiva ao British Council para apresentação e boas-vindas. O momento foi marcado pela mesa redonda com o Diretor de Relações Internacionais da Universidade de Southampton, Keith Johnstone, que anunciou a criação pelo governo britânico de fundo para financiar pesquisas envolvendo as universidades britânicas em parcerias com outras instituições do mundo.  O funding support, ressarce & innovatio services já foi aprovado e deverá ser liberado nos próximos meses.


A Missão visitou também Universidade de Birmingham pelo Vice Pró reitor da Universidade, Robin Mason e autoridades da Universidade de Nottingham. Neste encontro, foram discutidas estratégias de ação 

colaborativa e interesses mútuos, dentre elas, a possibilidade de parceria em mobilidade estudantil com a participação, a ser discutida, do Santander Universidades e a elaboração de propostas no âmbito do Horizonte 2020. O Diretor do serviço de Pesquisa e Inovação da Universidade de Birmingham, Dr. James Wilkie apresentou oportunidade de financiamento de propostas Brasil Reino Unido, através do Global Challenge Found, com orçamento de 1,5 bilhões de libras, em áreas estratégicas definidas, sendo requisitos ações de inclusão social e econômica.
O encontro foi a possibilidade também da UNIFAE de compartilhar a experiência de organização de uma Olimpíada. Esta universidade participou da organização do evento em Londres. A exemplo da UNIFAE, foi a Instituição escolhida pelo
Comitê Organizador. Além de preparar os alunos para as Olimpíadas de Londres está Universidade desenvolveu pesquisas sobre este evento esportivo durante e após sua organização. E a UNIFAE l foi convidada a conhecer os resultados da pesquisa.
Outra visita foi na Universidade de Bristol para uma mesa de conversação de 2 horas. A Universidade está classificada entre as 40 melhores do mundo e entre as cinco melhores da Inglaterra. Tem 18 mil estudantes, dos quais 3.600 internacionais. A instituição apresenta como característica importante a grande relação com os problemas locais e a orientação de pesquisa e está disponível para ações conjuntas. No período da noite, a comitiva foi recebida em um jantar de trabalho na Universidade de Cardiff, com a presença de autoridades do Governo do país de Gales, do Conselho de Gales e de quatro diferentes Universidades, Swansea, Aberystwyth, Cardiff, Sul de Gales.
A última semana da Missão foi marcada por outras importantes visitas como a Universidade de Ulstar, na Irlanda do Norte. Após reunião com representantes da Instituição, a Reitora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Presidente da ABRUEM, entregou a medalha que marca a visita da Associação ao Pro Vice Chanceler de Assuntos Internacionais da Universidade de Ulstar, Richard Millar.
A volta da comitiva está programada para este final de semana.
 


Assessoria de Imprensa
?
enviar notíciaenviar informaçõesenviar foto comentar

Comentar usando as Redes Sociais

Comentar esta notícia

comentário

(500 caracteres)

nome completo
cidade